Universidade do Minho  

     
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
   
  imprimir
 

CÁTEDRA PROFESSOR CARLOS LLOYD BRAGA

Termos de Referência

A Fundação Carlos Lloyd Braga presta anualmente homenagem à figura do seu patrono através da Cátedra Prof. Carlos Lloyd Braga, que se rege pelos seguintes termos de referência, que pretendem relevar o perfil sócio-cultural do Prof. Lloyd Braga.


1. Objectivos
É objectivo da Cátedra proporcionar a realização de actividades de natureza cultural e científica, em qualquer domínio do conhecimento, sob a forma de um ciclo de conferências ou seminários, de um curso avançado ou de cursos breves, desenvolvidos em princípio no período de uma a quatro semanas. A Cátedra incluirá sempre uma aula aberta sobre um tema de grande actualidade, capaz de despertar o interesse de um público alargado.


2. Atribuição
A Cátedra é atribuída, numa base anual, a uma individualidade nacional ou estrangeira de renome, mediante convite institucional na sequência de uma proposta fundamentada apresentada por uma ou mais Escolas e/ou Centros de Investigação da Universidade do Minho.

A Fundação publica, anualmente, os prazos e condições para a apresentação de propostas.

No processo de selecção serão particularmente valorados os seguintes aspectos: (i) propostas inter-unidades em campos interdisciplinares inovadores; (ii) efeito previsível em projectos de investigação e de formação de pessoal docente; (iii) potencial de criação/estreitamento de laços de cooperação com centros e especialistas de renome, capazes de perdurar no tempo.


3. Funcionamento
É anualmente organizada uma sessão pública associada à aula aberta, na qual se relembra e homenageia a figura do patrono e se dignifica o detentor da Cátedra.

As restantes actividades envolvidas na Cátedra são organizadas no âmbito das unidades proponentes. No final das actividades, os proponentes apresentarão um relatório em que se sintetizem os resultados e o impacto da Cátedra, bem como previsíveis formas da sua continuidade.

O financiamento da Cátedra é efectuado sob a forma de uma bolsa de estudos atribuída ao respectivo detentor.


 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por FCLB Símbolo de Acessibilidade na Web D.