A Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB) é uma instituição de direito privado e utilidade pública, constituída pela Universidade do Minho, em 13 de Julho de 1998 e reconhecida por Portaria nº 737/99, publicada no DR, II Série, de 23/07/1999, p. 10.758.
A Fundação tem o nome do primeiro Reitor da Universidade do Minho.
Manter viva a sua memória, a quem a Universidade deve, em grande medida, a sua existência, constitui para a Fundação um dever indeclinável.
A edição da Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga, atribuída anualmente, constitui um momento muito especial de a Fundação homenagear, publicamente, o seu patrono.
Nos termos do artigo 13º dos Estatutos da Universidade do Minho, a Universidade é apoiada, na consecução da sua missão e objectivos, pela Fundação Carlos Lloyd Braga.
A Fundação, de acordo com os respectivos Estatutos, tem por objectivo a promoção e desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e económico da região e do País, através de acções que envolvam a Universidade do Minho, tendo por missão:
- promover a cooperação da Universidade do Minho com pessoas singulares ou colectivas públicas, privadas ou cooperativas;
- promover actividades de índole cultural;
- apoiar actividades de investigação fundamental e aplicada e de formação avançada;
- promover a difusão dos conhecimentos científicos e tecnológicos;
- apoiar o funcionamento da prestação de serviços especializados à comunidade por parte da Universidade do Minho.